Dicas

9 dicas para lavar suas roupas


Postada em 24/02/2021 às 20:20
Por Senhor dos Varais


Há uma série de life hacks criados – ou descobertos acidentalmente – por pessoas razoavelmente preguiçosas, mas práticas, que podem facilitar muito sua vida. Entre esses truques para lavar roupa estão ações que podem te economizar tempo e dinheiro. Aprenda alguns deles a seguir.

LAVE AS MEIAS TODAS JUNTAS EM UM SACO

Perder meias na lavagem é para amadores. Junte todos os pares sujos em um saco de lavar roupas, desses geralmente usados para peças delicadas. Aí é só jogar na máquina de lavar. Assim você vai garantir que nenhum pé tenha ficado pelo caminho.

LAVE ROUPAS À MÃO EM UM SECADOR DE SALADA

Peças que pedem lavagem à mão são geralmente chatas de lidar. Coloque essas roupas em uma centrífuga de salada barata com um pouco de sabão e mexa bem. Será uma lavagem mais poderosa do que no tanque, mas mais suave do que na máquina de lavar. E depois você ainda usa o secador para centrifugar as peças.

DESENCOLHA A ROUPA USANDO SHAMPOO DE BEBÊ

Roupas acabam encolhendo, principalmente para quem usa secadora. Mas é possível desencolher algumas peças. Encha uma pia com água morna e adicione uma tampa de shampoo para bebês. Deixe de molho por dez minutos e depois deixe a água escorrer. Em seguida, esprema a roupa para retirar o excesso de água, coloque uma toalha sobre uma superfície plana e coloque a peça por cima. Enrole a toalha para absorver ainda mais água. Por último, estique suavemente a roupa enquanto ela ainda estiver úmida e coloque para secar assim, esticada. Em breve já estará do tamanho certo.

USE TALCO PARA MANCHAS DE ÓLEO

Esse é um dos truques para lavar roupa que qualquer avó sabe. Manchas de óleo (como gordura de pizza, azeite ou molhos gordurosos, podem durar para sempre se não forem bem cuidadas. Espalhe um pouco de talco diretamente na área manchada e deixe descansar pela noite, para que o pó absorva a oleosidade. Depois, lave normalmente.

USE VINAGRE EM VEZ DE AMACIANTE

Amaciantes de roupas estão cheios de produtos químicos potencialmente danosos ao meio ambiente e a nossa saúde. Amoleça as roupas de maneira mais natural despejando 1/4 ou 1/2 xícara de vinagre na máquina de lavar junto com o sabão comum. O vinagre é uma alternativa mais barata que deixará sua roupa macia sem os aditivos desnecessários.

ENGOME SUAS ROUPAS COM CUBOS DE GELO

Se você tem uma secadora, pode “passar” rapidamente suas roupas com gelo. Basta jogar as peças amassadas na secadora com um ou dois cubos, na configuração mais quente possível. O gelo vai criar vapor na secadora para deixar suas roupas com uma aparência mais lisa.

ADICIONE BOLAS DE TÊNIS PARA AMACIAR LENÇÓIS

Elas já funcionam na lavagem para manter as roupas separadas. Mas além disso coloque um pouco de maciez extra em seus edredons, lençóis e toalhas adicionando algumas bolas de tênis a essas peças antes de colocá-las na secadora. O movimento das bolas adiciona volume e suavidade naturalmente.

JOGUE A TAMPA DO SABÃO NA MÁQUINA COM A ROUPA PARA LIMPÁ-LA

Sabe quando sua tampa do sabão vai ficando meio nojenta, juntando crostas de sabão de eras passadas? A maneira mais fácil de limpar isso e aproveitar o sabão impregnado é jogar a tampa direto na máquina com suas roupas (mas não se forem delicadas).

REMOVA MANCHAS PEGAJOSAS COM CUBOS DE GELO

Manchas que endurecem, como colas e chicletes, têm solução. Tente o seguinte: deixe alguns cubos de gelo em cima da mancha por alguns minutos. Quando a sujeira parecer que está endurecida, poderá ser removida com uma faca.

Fonte: https://manualdohomemmoderno.com.br/