Dicas

Varal ou secadora? Saiba quais peças devem secar em cada um


Postada em 11/02/2021 às 21:10
Por Senhor dos Varais


Depois de colocar todas as roupas (incluindo lençóis, edredons e outros itens) para lavar, você deve se preocupar com o processo de secagem. Nem todo mundo dispõe de uma máquina secadora, mas essa é uma das melhores aquisições para quem mora em apartamento e não conta com uma área que bata sol. Para que você não erre no processo de secagem das roupas, nós preparamos um guia bem simples - indicando quais roupas devem ser estendidas no varal e quais podem ser colocadas na secadora. Confira!

Verifique as informações da etiqueta das roupas

Antes de colocar a roupa no varal ou na secadora, o segredo é sempre olhar a etiqueta com as informações do fabricante. Em alguns casos - peças de seda, linho e até mesmo jeans, por exemplo - não é recomendável colocar a roupa na máquina secadora, pois isso pode fazer com que o tecido estrague ou encolha. Por isso, a principal dica é verificar a etiqueta de cada roupa que você lavar.

Toalhas podem ir na máquina de secar

De modo geral, as toalhas (sejam elas de banho, rosto ou piso) podem ser colocadas dentro da máquina secadora. Assim, elas secam de forma mais rápida, não correm o risco de sofrer danos e mantêm a maciez do tecido. O ideal é que você lave todas as toalhas juntas e depois coloque todas na secadora.

Roupas delicadas (como as bordadas) devem secar no varal

As roupas delicadas - de seda, lã ou com bordado, por exemplo - devem secar no varal. O agito da máquina secadora pode fazer com que as fibras se desmanchem e, no caso das peças bordadas, os fios podem ficar presos e desmanchar e ainda estragar a máquina caso algum enfeite caia por ela. Mesmo assim, existem algumas exceções, portanto, o ideal é sempre conferir a etiqueta antes de colocar a roupa para secar.

Edredons e travesseiros podem ser colocados na secadora

Além das roupas comuns - blusas, calças, shorts, vestidos e por aí vai - você não pode se esquecer de lavar as roupas de cama. Isso também inclui os travesseiros, que devem ser lavados pelo menos a cada seis meses. A maioria deles também pode ser colocada na secadora, assim como os edredons, que são mais pesados e difíceis de estender no varal. Por isso, quando se trata de secar esses itens, uma boa dica é recorrer à máquina.

Algumas peças de linho e jeans podem encolher na máquina

Também é importante destacar que algumas roupas podem encolher quando colocadas na secadora. Os jeans, por exemplo, tendem a encolher na primeira lavagem e secagem. O mais indicado, inclusive, é deixar peças desse tecido secando na sombra (viradas do avesso, de preferência). Assim, ele não desbota e dura por muito mais tempo. O mesmo serve para algumas roupas de linho, que também podem encolher ou estragar na máquina secadora. Por via das dúvidas, o ideal é que você as coloque para secar no varal. Mas lembre-se de checar a etiqueta - algumas peças de linho, por exemplo, podem sim ir na secadora.

Sutiãs podem estragar dentro da secadora

Os sutiãs entram na categoria de peças delicadas e, por isso, devem ser lavados e secos com todo o cuidado. Eles possuem ganchinhos de ferro que podem prender no interior na máquina,e alguns também têm rendas e bordados que podem estragar na secadora. Por isso, o ideal é que você coloque os sutiãs para secar normalmente no varal - não tem erro!

Fonte: https://www.casapraticaqualita.com.br/