Vai comprar um varal novo?

Hoje em dia as lavanderias estão mais compactas do que nunca, e precisamos de cada vez mais cuidado para encontrar lugar para tudo e deixar tudo organizado.

Felizmente, também temos cada vez mais opções de varais, deixando mais fácil a tarefa de escolher um que dê certo no espaço da sua área de serviço.

Na hora de escolher o varal, é importante entender as diferenças entre os tipos para saber melhor qual comprar. É bem simples. Os varais se classificam por onde eles ficam instalados (ou só apoiados).

Varal de teto

Bem tradicional e popular, esse modelo é pendurado no teto através de cordinhas, que passam por uma roldana e prendem em ganchinhos na parede.

É um tipo mais barato, fácil de instalar e de usar. Mas antes de comprar, verifique as medidas do modelo escolhido e estude como elas ficarão na sua lavanderia.

Como ele desce inteiro, você precisa pensar bem na posição dele para não bater em nenhum outro elemento e ainda deixar um espaço para você ficar na frente dele e conseguir mexer nele.

Se a área é pequena, provavelmente você não vai poder ter nenhum armário sobre o tanque e a máquina, pois é ali que o varal poderá ficar.

Também verifique a possibilidade de fixar as roldanas no teto. Se você tiver um forro de gesso pronto, por exemplo, ele não vai sustentar o varal.

Se o forro ainda estiver em projeto, é possível deixar um reforço de madeira ou ferro na posição das roldanas, por cima das placas de gesso.

Quando o instalador for fazer o furo para o parafuso, ele atravessa o gesso e alcança um material mais forte, que vai aguentar o peso.

Varal com varetas individuais

Esse tipo de varal veio como solução para as limitações dos varais que descem inteiros: com as varetas que descem individualmente, é mais fácil encontrar espaço para o varal e para armários altos.

Ele pode, por exemplo, ficar no meio da área, pois ainda assim você tem onde ficar parado enquanto desce as varetas, é só descer uma por uma.

Outra vantagem é que essa tarefa vai ficar mais leve: não é tão fácil subir um varal inteiro quando ele está lotado de roupa molhada.

O varal com varetas individuais tem barras de ferro que podem ser fixadas no teto ou na parede. Nesse caso, a instalação foi feita na parede por causa do forro de gesso.

As desvantagens desse tipo são o preço mais alto, devido ao sistema mais complexo e que usa mais material, e a instalação mais difícil.

Varal de parede

Esse tipo pode ser instalado em áreas com forro de gesso ou externas, pois os parafusos vão na parede.

Fixo

Varais de parede fixos não são muito comuns, pois eles ocupam espaço quando não estão em uso.

Para evitar isso, esse tipo oferece várias possibilidades:

Dobrável

Práticos e bonitos, varais dobráveis são recomendados para paredes externas ou lavanderias maiores, pois eles ocupam bastante espaço na parede quando recolhidos.

Em lavanderias menores, esse área é geralmente necessária para a instalação de armários.

Retrátil

Um modelo de varal de parede mais compacto. Quando recolhido, ocupa uma área pequena na parede. E quando aberto, as varetas costumam ser mais mais próximas, então o varal não ocupa muito espaço para fora da parede.

Mas geralmente não são muito bonitos…

Recolhível

Peças mais baratas e discretas com uma ou mais cordas de varal que podem ser puxadas para fora.

Alguns modelos têm cordas maiores, que podem ir passando por ganchinhos para ir e voltar algumas vezes. Outros modelos têm múltiplas cordas, que você puxa ao mesmo tempo.

Ideal para ambientes que nem sempre têm roupa pendurada, inclusive banheiros. Mas você precisa de um espaço onde ele funcione, ou seja, que tenha paredes em posições opostas para fixar pelo menos duas pontas da corda.

Varal de chão

Portátil

Por ser dobrável, esse tipo é ideal para várias situações.

Para quem mora em casa ou tem terraço, ele permite secar roupas ao sol mesmo em ambientes que não são próprios para isso. Você pode coloca-lo no terraço ou no jardim no dia de lavar roupa e recolher no fim do dia.

Para quem não tem uma área de serviço separada, e sim um tanque e uma máquina integrados com a cozinha ou o banheiro, fica feio ter um varal fixo. É melhor ter um varal de chão, que você usa quando precisa, no dia-a-dia, e recolhe quando quiser deixar o visual mais arrumado.

Ele também pode ser usado para complementar outros varais. É muito comum termos uma lavanderia minúscula para uma família grande. Aí você pode ter um varal de teto ou de parede, mas ele provavelmente não vai dar conta do volume de roupa lavada.

Se o seu caso for algum desses, o varal de chão é uma ótima escolha. Além de versátil, ele tem preço bom e dispensa instalação.

Giratório

Esses modelos são ótimos para casas com uma área externa grande. Se você tem um espaço no quintal que não vai atrapalhar o uso e visão dele, aproveite para secar suas roupas no sol.

E aí? Já decidiu o tipo ideal para você?